AconteceDestaqueMatériaSaúde

Controle de verminose em pets promove conceito de Saúde Única

As zoonoses (doenças compartilhadas entre animais e humanos), são causa de aproximadamente ¹2,4 bilhões de casos e cerca de 2,2 milhões de mortes anuais em humanos. “O controle dessas enfermidades deve ser feito na raiz do problema. A Larva Migrans Visceral (LMV) por exemplo é provocada pela migração das larvas do Toxocara canis, um importante parasita que pode habitar o intestino dos cães e tem seus ovos eliminados através das fezes. O simples controle com vermífugo quebra o ciclo de transmissão”, explica o médico-veterinário Jaime Dias, gerente técnico e de marketing de animais de companhia da Vetoquinol Saúde Animal.

Em humanos, a doença será provocada pela ingestão acidental destes ovos larvados do parasita, juntamente com areia ou terra contaminadas, legumes e verduras que não foram adequadamente higienizados, além da ingestão de alimentos que vão ao solo e posteriormente são ingeridos. Desta forma, o cuidado deverá ser redobrado principalmente com crianças. No intestino humano, larvas saem destes ovos podendo migrar para o fígado, pulmões, coração, olhos e sistema nervoso central.

Em cães, os filhotes são os mais acometidos e já podem nascer infectados devido às transmissões que ocorrem da mãe para o filhote, por meio da placenta ou durante a lactação. Após algumas semanas de infecção, até 200.000 ovos podem ser eliminados por dia, potencializando o raio de transmissão da doença.

Além de comprometer a saúde dos pets, algumas destas verminoses – que podem ser causadas por diferentes parasitos –, têm potencial de infectar humanos – podendo causar sintomas importantes e claros, como febre, problemas pulmonares, alteração no tamanho do fígado, lesões cardíacas e oculares, que podem evoluir para cegueira, além de convulsões.

¹Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS)

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo