Terça-feira, 25 de Abril de 2017   
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O irresistível chocolate

Passado a Páscoa, a consciência começa a pesar por ter exagerado no chocolate. Alguns classificam o pobre do chocolate como vilão das dietas. No entanto, aqui vale também o equilíbrio e daí pode ser consumido sem culpa.
Não é mentira que o consumo excessivo de chocolate pode, além de aumentar o peso, causar alergia e distúrbios gástricos, pois a gordura e o açúcar são alguns dos causadores da gastrite. E não se trata apenas de ovos de Páscoa, mas também de outros pratos preparados à base de chocolate que ainda levam outros ingredientes, como gorduras, farinhas, castanhas e frutas em calda.
Aliado a sensações de prazer e bem-estar, rico em carboidratos e excelente fonte de energia, o chocolate também beneficia a saúde do coração, pois contém o flavonóide, uma substância antioxidante presente na semente do cacau. Quando absorvido, a substância ajuda na redução da formação de placas de gordura e diminui a oxidação do colesterol ruim beneficiando o funcionamento do coração.
A fabricação do chocolate depende de alguns componentes: o licor de chocolate ou massa de cacau, a manteiga de cacau (óleo de theobroma), o açúcar e o leite. A gordura da manteiga de cacau, o leite e o açúcar são os principais ingredientes que agregam gordura e calorias ao chocolate.
Por ser vegetal, a gordura da manteiga de cacau não contém colesterol e o porcentual de gordura saturada e insaturada em sua constituição está dentro das recomendações estabelecidas pela Associação Americana de Cardiologia (AHA). Porém é necessário avaliar o rótulo do produto. Em uma porção de 25g com até, aproximadamente, 120 calorias, 4,5 g saturada, ausentes em colesterol e açúcar, é uma boa opção.
O chocolate e o cacau em pó contêm minerais como cromo, ferro, magnésio, sódio, fósforo e potássio, e também vitaminas A, B, C e D. A semente original apresenta quantidade significativa de vitaminas E e B, mas com a adição dos outros ingredientes, estas vitaminas encontram-se em baixas quantidades no chocolate.

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